Trio é flagrado ateando fogo em área de preservação no Jardim Itamaraty
02/10/2025
Na tarde de terça-feira (30), por volta das 14h20, a Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada após moradores denunciarem que três indivíduos ateavam fogo em uma área de preservação permanente localizada entre a avenida Lázaro Brito Dutra e a rua Chavantes, próximo ao Jardim Itamaraty.
A central de monitoramento da GCM conseguiu registrar imagens dos suspeitos, sendo que um deles foi flagrado deixando a mata instantes antes das chamas tomarem grandes proporções. Logo depois, o indivíduo se reuniu ao grupo e todos fugiram do local. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados e controlaram o incêndio, evitando a propagação do fogo.
Com base nas características e na rota de fuga informada, equipes da GCM localizaram os suspeitos cerca de 200 metros do local. Na abordagem, foi constatado que um deles era maior de idade, com 18 anos, e os outros dois adolescentes, de 16 e 17 anos. Um isqueiro foi encontrado em posse de um dos menores.
Os responsáveis legais dos adolescentes foram acionados e compareceram ao local. Todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia. O maior de idade teve a prisão em flagrante ratificada com base no artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, que tipifica o crime de provocar incêndio em mata ou floresta.
A fiança foi estipulada em R$ 4 mil, mas não foi paga, e o jovem permaneceu preso à disposição da Justiça. Já os adolescentes, por não se tratar de crime cometido com violência, foram liberados aos responsáveis, e o boletim de ocorrência foi encaminhado ao Ministério Público para as devidas providências.